BLOG

car on a road

12 dicas para você que deseja viajar sozinho

A ideia de viajar sozinho ainda transmite um sentimento de medo e insegurança para muitos. Mas você sabia que o número de viajantes solos vem crescendo bastante? A maioria dessas pessoas procura por novas experiências com o objetivo de crescimento pessoal e também por ter a liberdade de seguir o seu próprio roteiro, em seu próprio tempo e vontade. Tenha em mente que viajar sozinho não é sinônimo de solidão. O caminho abrirá oportunidades para você fazer novas amizades e encarar o medo de viajar só. Para te ajudar nessa nova descoberta, selecionamos algumas dicas para a sua primeira viagem sozinho.


1. Quanto mais informações sobre o destino, melhor será!


Por mais simples que seja, muitas pessoas acabam esquecendo que uma das coisas mais importantes do pré-embarque é pesquisar. É imprescindível chegar ao destino sabendo, por exemplo, como ir do aeroporto/rodoviária até o hotel, onde trocar o seu dinheiro para a moeda local, quais cuidados deve-se ter no país, fazendo com que as chances de passar por algum perrengue logo quando chegar e tiver surpresas desagradáveis sejam mínimas. Por isso, esteja sempre informado!




2. Aprenda um pouco da língua local


    Para nós brasileiros, dificilmente encontraremos algum país que tenha como língua local o português. Então, procure aprender um pouco do idioma do seu destino antes de embarcar, ou apenas algumas palavras como “obrigado”, “bom dia”, “desculpa”, “com licença”, “socorro”, “eu não falo (língua local)”, “sim”, “não”; para que possa te auxiliar em alguma situação e para conseguir estabelecer uma conversa com algum nativo.


3. Hospede-se em Hostel


    Uma boa dica para os viajantes solos é se hospedar em hostels. Hostel é um tipo de acomodação mais econômica que se caracteriza por oferecer quartos compartilhados. Além dos preços mais baixos, atrai muitos viajantes pela oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro e que muitas vezes também estão viajando sozinho.  Para aqueles que desejam um espaço mais reservado, muitos hostels também possuem quartos privativos.




4. Tenha cuidado com a sua bagagem

    Sabe aqueles conselhos de mãe que você sempre se arrepende de não ouvir? Pois é, esse será um deles: leve uma mala que seja fácil de carregar! Lembre-se que você estará sozinho, ou seja, além de ter que conseguir carregar toda sua bagagem, você será o único responsável por ela, principalmente em locais públicos e com grande circulação de pessoas, como aeroportos e rodoviárias. É importante também colocar algum cadeado nela, assim evitando que haja furtos. Caso esteja com um mochilão e não tenha lugar para colocá-lo, deixe seus pertences de valor na sua bolsa de mão!


5. Faça cópia de todos os seus documentos

    Nunca dá para prever situações ruins que acontecem em viagens, seja roubos, perda de documentos, doenças, etc. Por isso, é muito aconselhável que você faça uma cópia de todos os seus documentos, sejam eles passaporte, identidade, passagem aérea, reservas do hotel, seguro viagem, certificado de vacinação, etc. Guarde as cópias com você em caso de imprevistos e envie para alguém de confiança que não esteja com você. Seus documentos (principalmente o passaporte) são itens que devem estar bem seguros, pois são eles que garantirão seu retorno ao Brasil.




6. Faça um Seguro Viagem

    Em geral, a realidade dos sistemas de saúde dos outros países é bem diferente do que se vê no Brasil. A maioria não possui um sistema que seja público e de qualidade, e caso fique doente, terá que arcar com gastos em atendimentos privados, algo que sai muito caro.  Por isso, é muito importante contratar um seguro viagem, pois esse e outros problemas como o extravio de bagagem e cancelamento do voo, já são incluídas nos seus serviços.Outra dica é preparar uma pequena bolsa com alguns remédios. 


7. Prepare um roteiro – ou não

    Algo que pode te deixar mais seguro com a viagem é preparar um roteiro. Faça uma planilha com a programação dos lugares que quer ir, como ir e quando for. Assim, não te deixará perdida quando chegar ao seu destino.  Mas tenha em mente que são planos e podem mudar conforme o lugar e as pessoas que conhecer por lá – e isso não deve ser encarado como um problema.




8. Leve uma quantia de dinheiro a mais por segurança

    Sabe todos os cálculos que fez para o orçamento? Adicione nele uma pequena margem de segurança. Caso aconteça alguma situação de furto  ou até mesmo se você quiser comprar algo que não estava no seu planejamento –, esteja seguro que terá mais dinheiro. Ou leve um cartão de crédito para emergências. Além disso, é essencial que você saiba administrar o seu dinheiro, sabendo quando irá precisar cambiar novamente, o horário que as casas de câmbio fecham, se vai a algum lugar que não tenha caixa ou banco para sacar, se passa cartão de crédito em determinados locais, etc.


9. Compre um chip de internet

    Um chip internacional de internet é um item muito útil em viagens. Com ele, você não precisará mais se preocupar em procurar wifi pela cidade, e assim terá internet na hora que quiser para se comunicar com a família e amigos e conseguir usar o mapa. 


10. Anote informações importantes também no papel

    Tenha em mente que não se deve depender somente do celular, pois é fácil conseguir acabar com a bateria quando está fora do hotel. Por isso, guarde um papel com informações do nome, endereço e telefone do hotel em que está hospedada, telefone da embaixada e consulado brasileiro, horário e número do voo, e outras que achar importante. Não se esqueça de levar uma bateria portátil sempre que for sair.

 

11. Segurança

    Esse é um tópico que se poderia escrever um texto só sobre ele, já que a cada viagem se aprende uma nova recomendação sobre cuidados que se deve ter. Confiram algumas delas abaixo: 

Não deixe seus pertences espalhados em locais públicos, assim conseguirá ter um maior controle deles;

- Ao escolher a sua acomodação, atente-se quanto a sua localização e a segurança do bairro;

- Converse com nativos (pode ser o recepcionista do seu hotel) a respeito da segurança e cuidados que se deve ter na cidade, afinal é ele que conhece melhor sobre o lugar.

- Cuidado ao receber troco nos lugarespois alguns países são famosos por enganar turistas com notas falsas;

- Pesquise sobre os meios de transportes seguros no país de destino, muitas vezes o táxi não é a melhor opção;

Informe alguém de confiança sobre o seu roteiro e trajeto por precaução;

Use sempre uma doleira para guardar o seu dinheiro, e não a abra em locais públicos e movimentados;


12. Aplicativo para mulheres

    Sem dúvidahá mais homens do que mulheres que viajam sozinhos. Esse dado é um reflexo de que ainda há muitos países com uma visão preconceituosa quanto à posição da mulher na sociedade, seja pelas crenças ou culturas. Isso, infelizmente cria uma barreira na cabeça de muitas quanto à ideia de viajar só – o que não deveria existir. Para encorajar muitas mulheres a viajar mais, hoje há diversos aplicativos com esse intuito, como o “Sister Wave”, que é uma plataforma brasileira que conecta as viajantes com moradoras locais que oferecem hospedagens por preços acessíveis. Há também o app “Vamo Comigo”, que tem o objetivo de conectar mulheres viajantes que vão para o mesmo destino, na mesma data e que têm interesses em comum, para que elas possam compartilhar a experiência.Para as mulheres que desejam desbravar o mundo, leia esse texto.


    Gostaram das dicas? Deixe nos comentários se há mais alguma essencial para os viajantes solos. Com essas e mais outras dicas a WTT pode te ajudar a planejar a sua primeira viagem sozinho. Entre em contato conosco em: (38) 3216-9010 ou contato@wttviagens.com.br