BLOG

car on a road

#FriendlyDestinations: Turismo na Amazônia

Localizada ao norte do Brasil, a Amazônia possui uma área com mais de 7 milhões de Km², abrangendo sete estados brasileiros e nove países da América do Sul. É um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil e concentra mais da metade das florestas tropicais do planeta. Além disso, possui uma grande biodiversidade e abrange uma enorme reserva de recursos naturais. Mas o que poucos sabem é que em meio a toda essa riqueza natural, a Amazônia pode ser um maravilhoso destino para turismo. Imagine só estar totalmente imerso na natureza, em contato com uma cultura e gastronomia diversificada e rica. A notícia boa é que a cada ano o turismo na região vem se estruturando, e hoje é possível encontrar opções de serviços e passeios de qualidade.




Manaus, a capital do Amazonas, é considerada portão de entrada e principal ponto de partida dos diversos passeios pela Amazônia. São passeios que duram o dia todo ou até mesmo dias, e há basicamente duas diferentes alternativas para vivenciar essa experiência lá. Você pode se hospedar em hotéis de selva ou até mesmo optar por uma expedição fluvial que navega pelo Rio Negro e seus afluentes. Cada um apresenta uma experiência diferente e única.




É muito importante saber também que há duas estações. O período da cheia normalmente se estende de dezembro a maio e é quando se formam mais igapós, onde parte da floresta próxima aos rios fica submersa. O período de seca ocorre normalmente de julho a novembro, a qual se pode observar mais praias fluviais e algumas cachoeiras. No geral, em qualquer época do ano você pode ter uma incrível experiência por lá.




Mas o que fazer na Floresta Amazônica? Há uma diversidade de atividades que podem ser feitas na Amazônia, por isso é recomendado ficar pelo menos 4 ou 5 dias. A atração mais famosa é o Encontro das Águas, fenômeno de encontro dos rios Negro e Solimões. Ver botos cor-de-rosa ou fazer caminhadas na floresta são outros grandes atrativos. As praias de rio também são ótimas opções para quem quer fugir do calor da região, sendo as mais populares a praia de Ponta Negra e a Praia do Tupé (um banco de areia a 34 km de Manaus, em pleno rio Negro). Há a possibilidade de fazer passeios fluviais nos rios, igarapés e igapós, podendo ser feitos em barco motorizado ou canoas a remo, durante o dia ou à noite. Além disso, esses passeios também oferecem a oportunidade de conhecer mais afundo a cultura local, ao visitar comunidades ribeirinhas da região e experimentar da culinária típica. Incrível, não é? 


(Parque Ecológico do Lago Janauari)

Ficou com vontade de conhecer esse paraíso brasileiro? Entre em contato pelo email contato@wttviagens.com.br e (38) 99846-8106 e agende a sua viagem conosco!