BLOG

car on a road

Machu Picchu: como visitar a “cidade perdida”

Machu Picchu é considerado hoje um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, sendo um símbolo da cultura Inca e da arquitetura da antiga civilização. Antes de ser descoberta, a cidade era conhecida como a “cidade perdida dos incas”, pois não sabiam ao certo a sua localização já que estava escondida entre as montanhas. Após seu descobrimento em 1911, a cidadela inca só foi aberta para a visitação pública em 1948. Hoje, Machu Picchu recebe milhares de turistas anualmente, e para te ajudar a chegar até lá separamos algumas dicas e informações para facilitar a sua ida. (Última mudança nas regras de acesso ao parque: 1º de julho de 2017)

  • COMO CHEGAR?

O ponto de partida mais comum para Machu Picchu é pela cidade de Cusco, que fica cerca a 100 km do Parque. Uma da rotas mais comuns e fáceis é ir de Cusco até Águas Calientes, o vilarejo mais próximo de Machu Picchu. Recomendamos ficar uma noite em Águas Calientes e apenas visitar a cidadela Inca no dia seguinte pela manhã, até mesmo para ir se acostumando com a altitude do lugar. Mas se você não tem muito tempo para isso, dá para ir e voltar para Cusco no mesmo dia. Essa rota pode-se fazer de trem e dura cerca de 3 horas, saindo da estação de Poroy, mais próxima da cidade de Cusco (30 minutos de carro da Plaza de Armas). É importante que você verifique os meses do ano que essa estação opera, uma vez que na época de chuva ela fica fechada. Há também trens que saem de Ollantaytambo e Urubamba para quem tem o interesse de conhecer alguns pontos do Valle Sagrado dos Incas.

Ao chegar em Águas Calientes, a única maneira de ir até o Parque é através de um micro-ônibus que tem saída de Machu Picchu Pueblo a cada 10 minutos. Esse caminho tem cerca de 10km, durando apenas 20 minutos até lá. Na volta, você consegue pegá-lo na entrada do Santuário Histórico de Machu Picchu. O ticket custa aproximadamente US$ 24, ida e volta.

Para quem gosta de se aventurar, é possível fazer trilhas até Machu Picchu. Entre as mais conhecidas estão: a Trilha Inca, que percorre 45Km em 4 a 5 dias; e a Salkantay, que é cerca de 55Km percorridos em 5 dias, terminando em Águas Calientes. Ambas devem ser feitas com guias.


  • MONTANHAS

Além de poder conhecer de perto as ruínas dentro do parque arqueológico de Machu Picchu, existem duas montanhas que se pode subir. Mas para isso, você deve incluir essa opção ao comprar o ingresso da entrada, já que o acesso a elas é limitado e pago.

A Huayna Picchu é a montanha que você com certeza já viu em todos os cartões postais e fotografias de Machu Picchu. Seu caminho dura em média 40 minutos. Já a Montanha de Machu Picchu se localiza em frente todas as ruínas e a Huayna Picchu. Pode-se levar cerca de uma hora e meia para subi-la.

Os ingressos para essas montanhas têm horários fixos. Para Huayna Picchu há um grupo que sai entre 7h e 8h na portaria da montanha (dentro do parque arqueológico), e outro que sai entre 10h e 11h. Já para aqueles que compraram para a Montanha Machu Picchu, há o horário entre 7h e 8h ou entre 9h e 10h pela portaria de acesso.

É importante que esteja no local de encontro no horário, ao contrário você não poderá começar a trilha. Além disso, hoje há um limite de ingressos em ambas, sendo 400 vendidos por dia para cada montanha. Já as trilhas Intipunku, ou Porta do Sol e a Ponte Inca ainda são gratuitas e sem horário determinado.


  • COMO FUNCIONA OS INGRESSOS?

Desde julho de 2017, o sistema de compras de ingressos a Machu Picchu mudou com a intenção de preservar ainda mais esse sítio arqueológico. Hoje as entradas se dividem em turno pela manhã e pela tarde, e uma vez adquirido um dos dois só é possível permanecer dentro do parque na sua faixa de horário permitida. Além disso, são disponibilizados 2500 ingressos por dia de acesso ao parque e já não é mais autorizado sair e reingressar no mesmo dia. Se você está com data marcada para visitar o Peru, é recomendável comprar com antecedência o seu ingresso para Machu Picchu, pois eles são bastante disputados e podem acabar rapidamente dependendo da época do ano. 

Se você escolheu subir uma das montanhas, lembre-se de selecionar a opção do ingresso com a montanha, assim terá o direito de subi-la. Tanto para a Huayna Picchu ou Montanha Machu Picchu há um limite de 400 pessoas por dia.

Horários:

Os ingressos da manhã permitem permanecer no parque somente entre 6h às 12h. Enquanto os ingressos do turno da tarde são de 12h às 17h30min.

Para comprar o ingresso, acesse em: http://www.machupicchu.gob.pe/

Atenção: As novas regras de acesso ao parque estabelecem que todos os visitantes devem estar acompanhados de um guia cadastrado.


Agora que você já tem todas as informações que precisa para visitar Machu Picchu, corra e comece a planejar a sua viagem! Entre em contato pelo email contato@wttviagens.com.br ou (38) 99846-8106 e agende a sua viagem conosco.