BLOG

car on a road

Os incríveis sabores da gastronomia indiana

A Índia é um país do Sul da Ásia com uma cultura milenar bastante diversificada e rica e, que ao longo dos anos, recebeu fortes influências ocidentais e orientais. Em meio a essa diversidade, a gastronomia local não seria diferente: os diversos sabores e aromas, muitas vezes exóticos, são aspectos característicos da culinária indiana. Os ingredientes utilizados começaram a chamar a atenção de outros povos já no primeiro milênio, quando um antigo Imperador grego descreveu a cana de açúcar como “um bambu indiano recheado de mel”. Outro fato histórico importante foi a chegada do explorador português Vasco da Gama no país em 1498, movido pelas lucrativas especiarias.

Hoje, a culinária local é formada pela mistura de influências de várias regiões e povos, como a Ásia Central, Turquia, Sudeste Asiático e os europeus, que colonizaram o país exercendo domínio até o século XX. Uma curiosidade é que os indianos se alimentam com a mão direita, independente se é um lugar privado ou não. Primeiro, pelo fato de acreditarem em uma experiência sensorial ao tocar o alimento e, segundo, que a mão esquerda é utilizada para situações impuras e para limpeza. Isso mostra que, para esse povo, a alimentação é muito importante e muito mais que uma fonte de nutrientes.

A religião predominante na Índia é o Hinduísmo, no qual a vaca é considerada um animal sagrado, o que influenciou o país apresentar a maior taxa de vegetarianismo do mundo. Por isso, a maioria dos restaurantes possui opções para vegetarianos e não vegetarianos no cardápio. Muitos pratos feitos na Índia têm como ponto forte a adição da masala, uma mistura de duas ou mais especiarias e aromatizantes moídos – como a pimenta, cravinho, louro, cardamomo, canela, etc – e que realçam o aroma. É até mesmo utilizada em frutas no comércio de rua. Geralmente a culinária indiana é bastante temperada e com sabores intensos, especialmente devido às especiarias e ervas encontradas por todo o país. O chai, chá típico do país, é a bebida preferida dos indianos, em geral feita de leite, açúcar e algumas especiarias como o cardamomo e gengibre. Se você for pra Índia, com certeza encontrará vendedores de chá pelas esquinas.


(Chai)

Outro prato típico das ruas da Índia é o Vada Pav, sanduíche vegano feito com o pão (o pav) recheado com batata e outros condimentos. A Samosa também é muito famosa e trata-se de pastéis fritos recheados de lentilha ou algum tipo de carne. O Curry de Peixe, Vindaloo, Palak Paneer e o Lassi são outros pratos que também vão te deixar muito curioso e com vontade de experimentar.


(Vada Pav)



(Samosa)

A culinária indiana explora os diversos sabores e sensações do paladar, com um aroma marcante e uma explosão de gostos. Vale lembrar que a Índia é um país com uma população muito grande e consequentemente com uma diversidade de pratos e ingredientes, por isso em cada região você poderá vivenciar uma experiência diferente. A gastronomia em si tem o poder de te fazer mergulhar totalmente na cultura local, e quem sabe entender um pouco mais da história do país e de suas influências.


Ficou com vontade de experimentar alguma dessas comidas? Conta pra gente nos comentários!


Entre em contato pelo email contato@wttviagens.com.br ou pelo número (38) 99846-8106 e agende a sua viagem conosco.