BLOG

car on a road

Tudo o que você deve saber sobre regime de alimentação em hoteis!

Você possivelmente já ouviu falar em café da manhã continental, meia pensão e all inclusive. Esses tão termos muito comuns na hotelaria, afinal, são o regime de alimentação adotado e oferecido por cada hotel. Mas às vezes são tantas nomenclaturas que podem fazer com que você se sinta um pouco perdido. Por isso, listamos aqui as principais modalidades para que você aprenda de uma vez por todas quais são as diferenças entre elas.


  1. Café da manhã incluso: este é o regime de alimentação mais comum na hotelaria. O café da manhã é um dos serviços mais importantes para os clientes na hora de escolher em qual estabelecimento irão se hospedar. No café da manhã você ainda pode ter duas subdivisões. A primeira é o café da manhã de buffet servido pelo hotel, onde o hóspede pode comer o quanto quiser até determinado horário predeterminado pelo hotel. A segunda é o café da manhã continental, muito comum na Europa, consistindo em um café da manhã mais básico, composto por café, pão, manteiga e geleia.
  2. Meia pensão ou MAP: Nesse regime estão incluídas duas refeições principais, sendo geralmente o café da manhã e almoço ou jantar. Esse regime de alimentação está mais presente em grandes cidades e resorts em que os hóspedes passarão grande parte do tempo deles no próprio hotel.
  3. Pensão completa ou FAP: Nessa modalidade são servidos café da manhã, almoço e jantar. Geralmente nesse regime também estão incluídas bebidas não alcoólicas.
  4. All Inclusive: O hóspede paga um valor maior do que os tradicionais regimes de meia pensão e pensão completa, porém permite que ele consuma refeições ilimitadas a qualquer hora do dia. Desse modo, além do café da manhã, almoço e jantar, são oferecidos lanches, petiscos, sobremesas, e muito mais. Além disso esse regime inclui bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Essa modalidade é muito comum em resorts localizados em praias.

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar na escolha da sua próxima hospedagem!